domingo, 13 de junho de 2010

Dislexia como identificar?


Dislexia é uma dificuldade na aprendizagem da criança, quanto à velocidade e qualidade da aquisição das habilidades de leitura, escrita, fala, orientação espacial, entre outros.

Para detectar a dislexia é necessário observar alguns sintomas como: dificuldades com a linguagem, dificuldades em escrever, dificuldades com a ortografia, lentidão na aprendizagem da leitura.

Geralmente é perceptível no início da alfabetização e pode ser confundida com inteligência baixa ou desmotivação.

A causa da dislexia está relacionada com o processamento de informações, que ocorre diferentemente no cérebro de quem apresenta o distúrbio.

A dispersão é a primeira característica a ser percebida entre as crianças. Elas demonstram dificuldades em manter a atenção durante as atividades como: jogar, aprender rimas, montar quebra-cabeça. Demoram falar e organizar a linguagem de modo geral.

É importante que a dislexia seja observada o quanto antes, a fim de que não provoque desinteresse da criança pelos estudos e tenha que enfrentar algumas frustrações.

Como foi citada anteriormente, a dislexia não está relacionada com inteligência baixa, uma vez que crianças disléxicas mostram bons resultados em testes de lógica e atividades cognitivas. Às vezes essas crianças podem até apresentar inteligência acima da média.

A dislexia não tem ligação com nenhum tipo de retardo ou deficiência mental, e não indica futuras dificuldades acadêmicas e profissionais.

Como se trata de uma dificuldade de aprendizado, a criança pode apresentar um mau comportamento dentro e fora da sala de aula.
Por Patrícia Lopes
Equipe Brasil Escola
http://www.brasilescola.com/

2 comentários:

  1. Olá Zélia, passei aqui para lhe fazer uma visita e fiquei encantado com o seu blog. Ele é muito charmoso e muito rico em conteúdo. Parabéns.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. "Fiquei muito encantada". Desculpe, digitei encantado na postagem anterior.

    ResponderExcluir