sábado, 14 de agosto de 2010

O QUE É SER FELIZ?


A vida é uma grande universidade, mas pouco ensina a quem não sabe ser um aluno...

Ser feliz não é ter uma vida isenta de perdas e frustrações. É ser alegre, mesmo se vier a chorar. É viver intensamente, mesmo no leito de um hospital. É nunca deixar de sonhar, mesmo se tiver pesadelos. É dialogar consigo mesmo, ainda que a solidão o cerque.
É ser sempre jovem, mesmo se os cabelos embranquecerem. É contar histórias para os filhos, mesmo se o tempo for escasso. É amar os pais, mesmo se eles não o compreenderem. É agradecer muito, mesmo se as coisas derem errado. É transformar os erros em lições de vida.
Ser feliz é sentir o sabor da água, a brisa no rosto, o cheiro da terra molhada. É extrair das pequenas coisas grandes emoções. É encontrar todos os dias motivos para sorrir, mesmo se não existirem grandes fatos. É rir de suas próprias tolices.
É não desistir de quem se ama, mesmo se houver decepções. É ter amigos para repartir as lágrimas e dividir as alegrias. É ser um amigo do dia e um amante do sono. É agradecer a Deus pelo espetáculo da vida... Quais dessas características você possui?

Quem conquista uma vida feliz? Será que são as pessoas mais ricas do mundo, os políticos mais poderosos e os intelectuais mais brilhantes?
Não! São os que alcançam qualidade de vida no palco de sua alma. Os que se libertam do cárcere do medo. Os que superam a ansiedade vencem o mau humor, transcendem os seus traumas. São os que aprendem a velejar nas águas da emoção. Você sabe velejar nessas águas ou vive afundando?
Augusto Cury.

8 comentários:

  1. oi Zélia
    obrigado por visitar meu blog
    Vim agradecer e encontro mais um texto bonito, dessa vez de Augusto Cury.
    E concordo com todo o que ele coloca.
    A felicidade na simplicidade, e simplicidade da felicidade!

    Tive oportunidade de conviver com pessoas chamadas de "baixa condição social e financeira" quando morei na Bahia, e pude comprovar a alegria dessas pessoas baseadas em emoções e não em aquisições.
    Foi uma dos meus melhores momentos de vida e aprendizado. Alegria sincera, desprovidas de qualquer interesse que não fosse a amizade.
    Maravilhosa e autêntica felicidade!

    Abraços querida e obrigado pela visita.

    " É rir de suas próprias tolices." Felicidade também é isso rsrs

    ResponderExcluir
  2. É Zélia,

    o pior é quando as pessoas não querem aprender..., conheço algumas assim...

    Gostei do blog e do post.

    Vou seguir-te.

    Convido-te e visitar o meu blog...

    Um beijo de Portugal e que tenhas um excelente fim de semana.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, querida Zélia!
    Passei pra agradecer pela sua visita e, pelo comentário deixado lá no Desnudo...
    Como já havia dito, que tinha amado seu blog, o conteúdo e as matérias postadas, sou como um carrapato, aqueles que grUdam no pobre coitado do cachorro, aki estou eu, feito um carrapato grudento...kkkk
    Quanto a sua matéria!!
    A felicidade não está só na fortuna que acumulamos em nossas vidas! Falo da fortuna financeira, da ganância e ignorante dos homens..
    A a Felicidade maior, é aquela que cumulamos em nossas vidas, baseada em tornarmos mais sábios dia a dia, com amor, desempenhando e compartilhando esse Amor, com os mais necessitados, aqueles que, onde pudermos ajudar sem nada em troca, mas sim, pela simples felicidade de sabermos que, fizemos, mesmo que tenha sido através de um pequeno gesto, mas que grandioso em sermos sábios pela simples ação de fazer.
    Belo post Zélia..
    Um ótimo domingo ra Ti querida, cheinho de muita paz e amor em seu coração..

    Bjs

    MARCIO RJ

    ResponderExcluir
  4. Embora não haja receitas para a felicidade (cada um constrói a sua) o texto é deveras interessante.

    Beijo :)

    ResponderExcluir
  5. Gosto dos trabalhos de Augusto Cury. Estou lendo "Inteligência Multifocal". Este trecho, em especial, faz desacelerar nosso espírito, para que nos demos conta do imperceptível, do que se nos escapa à consciência na azáfama do cotidiano. Creio, contudo, que,se, por um lado, a felicidade é um estado de alma e, como tal, deve ser experienciada pela (re)leitura incessante de si mesmo, pelo autoconhecimento, pela interiorização; por outro lado, não podemos nos esquecer de que nós somos seres "de relação" e nosso espírito necessita de exteriorizar-se. A busca da felicidade surge nesta dialética: a necessidade de interiorização e a inevitabilidade de exteriorização. Projetamos nossa alma para o mundo e, assim, nos desprotegemos, tornamo-nos suscetíveis a perturbações externas, a estímulos que nos induzem a buscar prazeres instantâneos e intensos; mas nestes a felicidade é mera aparência, tão insconstante e frágil como as folhas secas e quebradiças do outono.

    ResponderExcluir
  6. Acredito acima de qualquer coisa que, ser feliz é QUERER ser feliz. Mas também, com algumas gotas doces daquilo que nos faz sorrir, fica completamente mais fácil, não acha? Hehehe
    Beijoca!

    ResponderExcluir
  7. Vivo intensamente os momentos felizes.

    Obrigada por estar comigo em meu espaço.
    Deixo-te a ternura de uma abraço.

    ResponderExcluir
  8. Retificando...
    Deixo-te a ternura de um abraço.

    ResponderExcluir