sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Fizeram a gente acreditar...

Fizeram a gente acreditar que amor mesmo, amor pra valer, só acontece uma vez, geralmente antes dos 30 anos. Não contaram pra nós que amor não é acionado, nem chega com hora marcada. Fizeram a gente acreditar que cada um de nós é a metade de uma laranja, e que a vida só ganha sentido quando encontramos a outra metade. Não contaram que já nascemos inteiros, que ninguém em nossa vida merece carregar nas costas a responsabilidade de completar o que nos falta: a gente cresce através da gente mesmo. Se estivermos em boa companhia, é só mais agradável. Fizeram a gente acreditar numa fórmula chamada "dois em um": duas pessoas pensando igual, agindo igual, que era isso que funcionava. Não nos contaram que isso tem nome: anulação. Que só sendo indivíduos com personalidade própria é que poderemos ter uma relação saudável. Fizeram a gente acreditar que casamento é obrigatório e que desejos fora de hora devem ser reprimidos. Fizeram a gente acreditar que os bonitos e magros são mais amados, que os que transam pouco são confiáveis, e que sempre haverá um chinelo velho para um pé torto. Só não disseram que existe muito mais cabeça torta do que pé torto. Fizeram a gente acreditar que só há uma fórmula de ser feliz, a mesma para todos, e os que escapam dela estão condenados à marginalidade. Não nos contaram que estas fórmulas dão errado, frustram as pessoas, são alienantes, e que podemos tentar outras alternativas. Ah, também não contaram que ninguém vai contar isso tudo pra gente. Cada um vai ter que descobrir sozinho. E aí, quando você estiver muito apaixonado por você mesmo, vai poder ser muito feliz e se apaixonar por alguém.
John Lennon

7 comentários:

  1. Oi,Zélia...

    Bom dia!Já estive aqui em duas outras ocasiões, mas não sei por que, quando clico postar a mensagem some...Coisas do mundo virtual!rs

    Assim , primeiramente, gostaria de agradecer sua gentil presença no Desassossego e dizer que fico muito feliz sempre que lá está.

    E segundo, pelo que vc posta, temos muitas afinidades. Também já postei há mais de um ano esse texto do Rubem Alves.

    Quanto ao que Lennon diz : a sensibilidade dele permite-lhe dizer qualquer coisa, porque o amamos.O amor é tão subjetivo que, para cada um,tem uma cor, um cheiro, um toque...um tempo,um ciclo, uma vida!

    É complicado, mas sublime.

    Beijos. Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Por aqui, visitando vc, e, sigo-a, para voltar e voltar e voltar, não perder o caminho de volta! Gostei de tudo por aqui, e, estamos tão próximos, geograficamente!
    um bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  3. Cheguei pra agradecer a visita e acabei ficando nesse encanto de lugar.
    Esse texto, eu já conhecia e é sempre bom reler, pq quem sabe falar de amor, nunca cansa a gente e Lennon sabia amar.

    Bjs, querida

    ResponderExcluir
  4. Olá Zélia... já cheguei..e já gostei. Uau! Quem diria...fã de Lennon não lembrava deste desto (se é que o já tenha visto...), passa o tempo e aí esquecimento e desconhecimento se trombam!rs...bom, o fato é que seja como for, encontrei aqui em seu blog. Engraçado como as palavras soam-me como 'minhas'!...sim...sou a 'marginalidade'! Sim, sou a laranja inteira que descobriu-se e assim é que quer oferecer-se a outra 'fruta'!
    ah,Zélia... vivo o caminhar para o ápice (que acredito em sempre estar a alcançar)e esse texto é perfeito e assim peço-te para replica-lo.
    Em São Paulo e com meu "Amor" no Pará estilhaço toda e qualquer forma padrão de relacionamento...(e muitas outras convenções e padrões sociais reconceituados).
    Sim...Pará. e é para lá que eu vou.
    Enquanto aqui escrevo degusto um bombom(aqui trufa) com recheio de cupuaçu (diretamente daí)..e um de bacurí.
    A seguir e muitas vezes voltar...grande abraço e bjim.
    Julio

    ResponderExcluir
  5. Buscar a completude em si mesmo como um caminho próspero a ser trilhado em direção ao amor. Eis a grande lição!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Lindo Zélia!! Só podemos dar ao outro aquilo que temos de melhor em nós...é preciso uma dose enorme de amor por si mesmo para que ele irradie aos outros, senão é só "apego"...
    Um beijo carinhoso e um lindo final de semana pra vc!!

    ResponderExcluir
  7. Olá Zélia,adorei o seu blog,obrigada por estar seguindo o meu!
    Sobre este texto,concordo com você em tudo o que escreveu!
    O ser humano aprendeu tudo errado,bom é quando conseguimos abrir os olhos e ver tudo com um novo olhar!
    xero

    ResponderExcluir