sexta-feira, 12 de novembro de 2010

A Hora da Estrela

E quero aceitar minha liberdade sem pensar o que muitos acham: que existir é coisa de doido, caso de loucura. Porque parece. Existir não é lógico. (...) Ainda bem que o que vou escrever já deve estar na certa de algum modo escrito em mim. Tenho é que me copiar com uma delicadeza de borboleta branca. (...) O fato é que tenho nas minhas mãos um destino e, no entanto não me sinto com o poder de livremente inventar: sigo uma oculta linha fatal. Sou obrigado a procurar uma verdade que me ultrapassa. (...) eu que quero sentir o sopro do meu além. Para ser mais do que eu, pois pouco sou. Escrevo por não ter nada a fazer no mundo: sobrei e não há lugar para mim na terra dos homens. Escrevo, pois sou um desesperado e estou cansado, não suporto mais a rotina de me ser e se não fosse a sempre novidade que é escrever, eu me morreria simbolicamente todos os dias. Mas preparado estou para sair discretamente pela saída da porta dos fundos. Experimentei quase tudo, inclusive a paixão e o seu desespero. E agora só queria ter o que eu tivesse sido e não fui.

Clarice Lispector, em A Hora da Estrela.

8 comentários:

  1. Uma vez fiz o personagem Macabéia e foi um presente,pq eu vi uma beleza particular em sua vida sofrida e eu me identifiquei muito com ela.
    Essa pasagem do livro é linda!

    ResponderExcluir
  2. Eii Zélia,
    tem um desafio para você no meu blog...
    espero q goste...

    bjinhos...

    ♥_________Mih_ ઇઉ

    ResponderExcluir
  3. Oi, voltei a visitar-te, muito bom isso não é mesmo? Por vezes somos completos, por outras perdidos e vamos driblando as imperfeições, as inquietudes, por isso somos humanos, abraços estarei sempre por aqui.

    ResponderExcluir
  4. "Existir não é lógico.
    ...sobrei e não há lugar para mim na terra dos homens.
    Mas preparado estou para sair discretamente pela saída da porta dos fundos.
    ... E agora só queria ter o que eu tivesse sido e não fui." CL

    Lindo demais, beijo carinhoso pra vc Zélia!

    ResponderExcluir
  5. Zélia.... texto lindo d+, coube certinho em mim, pois hoje estou exatamente assim, me escondendo no que escrevo e o q escrevo ´´e o que resta de mim.... nunca li nada da Lispector, mas tudo o que encontro dela no meme ou nos blog que sigo sempre me completa ou me descreve de alguma forma... adoro os textos dela e esse é mais um deles...

    bjkssss

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pela visita em meu blog!!!! Adoro Clarice

    Bjks =*

    ResponderExcluir
  7. Essa obra de Clarice, é uma das melhores, a meu ver. E o filme, então, é engraçadíssimo..Hahaha
    A Macabéa é impecável, condiz demais com os escritos.
    Um beijo, guria!

    ResponderExcluir
  8. Um belíssimo e poético texto, desta que foi e é ainda uma mestra do sentimentalismo na literatura portuguesa. A adorável Clarice Lispector. Zélia, você pinçou uma pérola desta brilhante mestra. Parabéns! Visite meu blogger, abraços. Helio Rocca

    ResponderExcluir