sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Os homens dizem amar a liberdade...

(...) Os homens dizem amar a liberdade mas, de posse dela, são tomados por um grande medo e fogem para abrigos seguros. A liberdade dá medo. Os homens são pássaros que amam o vôo mas têm medo dos abismos. Por isso abandonam o vôo e se trancam em gaiolas.
(...) Somos assim. Sonhamos o vôo mas tememos as alturas. Para voar é preciso ter coragem para enfrentar o terror do vazio. Porque é só no vazio que o vôo acontece. O vazio é o espaço da liberdade, a ausência de certezas. Mas é isso que tememos: o não ter certezas. Por isso trocamos o vôo por gaiolas. As gaiolas são o lugar onde as certezas moram. É um engano pensar que os homens seriam livres se pudessem, que eles não são livres porque um estranho os engaiolou, que eles voariam se as portas da gaiola estivessem abertas. A verdade é o oposto. Não há carcereiros. Os homens preferem as gaiolas ao vôo. São eles mesmos que constroem as gaiolas em que se aprisionam “Prisioneiro, dize-me, quem foi que fez essa inquebrável corrente que te prende?”, perguntava Tagore. “Fui eu”, disse o prisioneiro, “fui eu que forjei com cuidado, esta corrente...”
Deus dá a nostalgia pelo vôo. As religiões constroem gaiolas.As religiões são instituições que pretendem haver colocado numa gaiola o Pássaro Encantado. E não percebem que o pássaro que têm preso nas suas gaiolas de palavras é um pássaro empalhado. Era por isso que, no Antigo Testamento, era proibido falar o nome de Deus. Hoje, ao contrário, os religiosos não só falam o nome sagrado como também escrevem tratados de anatomia e fisiologia divinas. E proclamam que o pássaro só pode ser encontrado dentro das suas gaiolas. Religiões: uma enorme feira onde se vendem pássaros engaiolados de todos os tipos.
Os hereges que as religiões queimam e matam não são assassinos, terroristas, ladrões, adúlteros, pedófilos, corruptos. Esses são pecados suaves que podem ser curados pelo perdão e pelos sacramentos. Os hereges, ao contrário, são aqueles que odeiam as gaiolas e abrem as suas portas para que o Pássaro Encantado voe livre. Esse pecado, abrir as portas das gaiolas para que o Pássaro voe livre, não tem perdão. O seu destino é a fogueira. Palavra do Grande Inquisidor.
Correio Popular, 22 de Maio de 2005.


Rubem Alves

9 comentários:

  1. oi Zélia, desculpe a demora p responder, mas vc já era minha seguidora só que em um outro blog que eu tive que deletar e agora eu fiz esse e fico muito feliz de ter vc lá....

    lindo texto, adoro Rubem alves, mas esse eu ainda não conhecia e amei desde o primeiro até o ultimo paragrafo...

    bjksss bom fim de semana

    ResponderExcluir
  2. Rubem Alves é sempre grande em seus textos e sempre maravilhoso.
    A liberdade é um sonho do homem , porque na verdade ela não existe , nunca existiu. O homem só vive porque para ele existem regras , fora das regras ele não conseguiria viver sequer um segundo , porque ele não tem asas , embora acredite piamente que tenha assim como acredita veementemente que é livre , mas não é ! Grande Beijo , Zelinha !

    www.meusescritoseoutraspalavras.blogspot.com
    www.vidainversoepoesia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. A concepção de religiões como gaiolas está presente no livro O Deus que conheço (você deve lembrar...). Uma metáfora muito pertinente. Mas, além das gaiolas, há uma outra prisão: o delírio que cria a ideia de Deus.

    Beijos carinhosos!
    Uma ótima escolha de texto!

    ResponderExcluir
  4. Zélia, li o seu texto. Gostei, entretanto devo lhe dizer que as amarras que prende a todos os seres humanos hoje extrapolam o cenário religioso. O homem de hoje esta preso as regras do sistema social, que o impele a estar sempre "de acordo" com as engrenagens erigidas, no caso o capitalismo. Como anarquista digo-lhe: somente uma profunda liberdade, liberdade que limita-se ao respeito pelo alheio, poderá levar o homem ao âmago de sua existência...

    ResponderExcluir
  5. Já sabe do meu amor por ele, né. Eu, particularmente, tenho minhas dúvidas quanto a liberdade, já busquei respostas na filosofia, antropologia e afins. Enquanto cristã, sempre a questionei. Em todas as esferas.
    Um beijo,
    K.

    ResponderExcluir
  6. Zélia
    Entendo que a verdade e a liberdade alicerçam a evolução. Admiro o autor, mas acho que generalizar é perigoso.
    Venho retribuir a visita. Obrigado.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  7. "Para voar é preciso ter coragem para enfrentar o terror do vazio. Porque é só no vazio que o vôo acontece."

    Quem tem medo, não vive intensamente.

    beijokas

    Nina

    ResponderExcluir
  8. Excelente texto, un gran contenido. ¡Felicitaciones! Un abrazo.

    ResponderExcluir
  9. Vim deixar uma grande bjoka =)

    ResponderExcluir